quarta-feira, 20 de julho de 2011

PRECE PELOS INIMIGOS


Quando tinha um contato maior com o público, pois trabalhava no comércio, era fácil de ver que se faz inimigos do nada.

Na hora de cumprir meu trabalho, por mais gentil e compreensiva que tentasse ser, sempre deparava com pessoas que não aceitavam a situação e levavam isso para o lado pessoal.

Declaravam-se ofendidas por não ter suas solicitações (nem sempre coerentes) atendidas.


Nesse momento já me lançavam olhares de "facas e canivetes" e se eu pudesse ouvir seus pensamentos, certamente veria traduzido todo o ódio que me foi desferido naquela hora.


Isso é apenas um exemplo de como é fácil conquistar inimigos sem se ter a menor intenção de o fazê-lo. Imagine quando propositalmente prejudicamos alguém ou somos injustos...


Hoje é dia do amigo! É tão fácil pedirmos por eles, que Deus os abençoe, que tudo de bom lhes aconteça...

Agora quando se trata de pedir por nossos inimigos... Fica difícil!


Tem uma frase daquelas de caminhão que diz: "Deus te dê em dobro tudo o que me desejas!" Se pensarmos bem, ela foi feita pensando nos inimigos, pois se eles nos desejam o mal, obviamente estes lhe recairia em dobro. 
A frase ficaria melhor assim: "Deus te dê em dobro todo o bem que me desejas!". 
Mesmo esta última frase deixa a desejar, afinal neste caso só desejamos o bem para os nosso amigos, concorda?


Rezar para os nossos inimigos torna-se necessário, pois enquanto na terra nós os temos à vista e além túmulo... fica mais difícil (mas não impossível)...


No culto do Evangelho no Lar, além de outras preces, sempre fazemos a "Pelos Nossos Inimigos e os que Nos Querem Mal". É uma maneira de minimizarmos todo o mal que tenhamos cometidos, conscientes ou não, aos nossos irmãos.

Neste Dia do Amigo deixo a vocês esta prece, que como qualquer outra, deve ser feita com o coração aberto.

Que o Senhor os ilumine.


Pelos Inimigos E Os Que Nos Querem Mal
            46 – Prefácio – Jesus disse: Amai os vossos inimigos. Esta máxima nos revela o que há de mais sublime na caridade cristã. Mas, Jesus não queria dizer que devemos ter pelos inimigos a mesma ternura que dedicamos aos amigos. Por essas palavras ensina-nos a perdoar as ofensas, perdoar todo o mal que nos fizerem e pagar o mal com o bem. Além do merecimento que tem essa conduta aos olhos de Deus, serve para mostrar aos homens o que é a verdadeira superioridade.
            47 – Prece – Meu Deus, perdôo a Fulano o mal que me fez e o que pretendia fazer-me, como desejo que me perdoeis, e que ele por sua vez me perdoe às faltas que eu tenha cometido. Se o pusestes no meu caminho como uma prova, seja feita a Vossa vontade. Afastai de mim, ó meu Deus, a idéia de maldizê-lo, e qualquer sentimento malévolo contra ele. Que eu não sinta jamais nenhuma alegria pelos males que o possam atingir, nem qualquer aborrecimento pelos benefícios que ele venha a receber, a fim de não manchar minha alma com sentimentos indignos de um cristão. Possa a Vossa bondade, Senhor, ao tocar-lhe o coração, induzi-lo a melhores sentimentos para comigo!
            Bons Espíritos, inspirai-me o esquecimento do mal e a lembrança constante do bem! Que nem o ódio, nem o rancor, nem o desejo de lhe retribuir o mal com o mal, penetre    m no meu coração, porque o ódio e a vingança são próprios unicamente dos maus Espíritos,encarnados e desencarnados! Que eu esteja, pelo contrário, sempre pronto a lhe estender a mão fraterna, a pagar-lhe o mal com o bem, e a ajudá-lo quando possível.
            Desejo, para experimentar a sinceridade das minhas palavras, que se me apresente uma oportunidade de lhe ser útil. Mas, sobretudo, ó meu Deus, preservai-me de fazê-lo por orgulho ou ostentação, abatendo-o com uma generosidade humilhante, o que anularia os méritos da minha atitude.porque, nesse caso, eu bem mereceria estas palavras do Cristo: Já recebestes a vossa recompensa. 
Evangelho Segundo o Espiritismo (Cap. 28 - Coletânea de Preces Espíritas / por Allan Kardec - tradução de José Herculano Pires)

Um comentário:

  1. Difícil, mas essencial! Sempre me perguntei: "Pra quê rezar por uma pessoa que nos quer mal?". Depois de tanto mamãe me ensinar, me explicar e conversar entendi: Quem sabe não fui eu que o quis mal em outra vida e preciso do perdão dele? Quem sabe nessa vida eu consiga mudar o meu pensamento, fazer o bem, ajudá-lo e assim cumprir a minha missão? Nunca vou saber, mas é melhor prevenir do que remediar! rsrsrsrs..

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário.